As origens do hambúrguer são incertas e permeadas de mitos e histórias, porém o mais certo é que esse queridinho da América não foi inventado por americanos. O hambúrguer percorreu um longo caminho desde a época dos romanos, passando pela onda de invasões do exército de Gengis Khan, até o início da grande migração de europeus para os Estados Unidos por volta do séculos 17 e 18, quando imigrantes alemães da cidade de Hamburgo levaram na bagagem uma receita de carne picada temperada para ser consumida cozida. Daí até alguém ter a ideia de colocar essa carne entre duas fatias de pão, foi muito rápido. E foram os hamburgueses que levaram a fama da invenção, inclusive daí vem o nome “Hambúrguer”.
A história da origem dos hambúrgueres é um tanto nebulosa e discutível, uma vez que não há documentação clara para relatar sua origem. No entanto, muitos afirmam que o primeiro hambúrguer ‘patty’ nasceu na época medieval quando os guerreiros tártaros do exército de Gengis Khan entre 1121 – 1209 – conquistaram dois terços do mundo então conhecido. Os mongóis eram um exército de cavalaria de movimento rápido que montava pequenos pôneis robustos. Eles permaneciam em suas selas por um longo período de tempo, às vezes dias sem nunca desmontar. Eles tinham pouca oportunidade de parar e acender uma fogueira para sua refeição, então colocavam pedaços de carne sob suas selas. A carne, amaciada enquanto os guerreiros cavalgavam, seria comida crua e picada na faca.
Em 1238 – Quando o neto de Genghis Khan, Khubilai Khan (1215-1294), invadiu Moscou, eles trouxeram sua carne picada exclusiva com eles. Os russos adotaram em sua própria culinária com o nome “Steak Tartare” (tártaros era o nome dado aos mongóis). Ao longo de muitos anos, os chefs russos adaptaram e desenvolveram este prato, refinando-o com cebolas picadas e ovos crus. A partir do século XV, a carne picada já era uma iguaria muito apreciada em toda a Europa. A carne picada era transformada em linguiça em várias regiões da Europa. No primeira década do século XVII (1600), navios do porto alemão de Hamburgo, começaram a fazer escala nos portos russos por causa do comércio, e o bife tártaro russo foi trazido para a Alemanha e chamado de “bife tártaro”.
O ancestral do hambúrguer moderno chegou às costas americanas no início do século 19 quando os imigrantes alemães trouxeram com eles um prato chamado “Carne ao estilo de Hamburgo”, e foi na América que esse pedaço de carne crua e picada evoluiu com o tempo para se tornar o suculento hambúrguer colocado entre duas fatias de pão. Atualmente, está decidido que o desenvolvimento do hambúrguer, como sanduiche, ocorreu na América do Norte por volta da virada do século passado, mas há uma grande discussão sobre o que aconteceu depois que o hambúrguer alemão chegou à América. Mas afinal, quem foi o pai do Hambúrguer ?
(1) 1885 – Charlie Nagreen de Seymour, Wisconsin Aos 15 anos, ele vendia hambúrgueres em sua barraca de comida puxada por bois na Feira do Condado de Outagamie. Ele foi à Feira do Condado de Outagamie e montou uma barraca de almôndegas. Os negócios não iam bem e ele percebeu rapidamente que era porque almôndegas eram muito difíceis de comer durante um passeio pela feira. Num lampejo de inovação, ele achatou as almôndegas, colocou-as entre duas fatias de pão e chamou sua nova criação de hambúrguer. Ele era conhecido por muitos como “Hamburger Charlie”. Ele voltou a vender hambúrgueres na feira todos os anos até sua morte em 1951, e ele chamava as pessoas para experimentar cantando seu jingle:
“Hamburger, hamburger, hamburger hot, with an onion in the middle and a pickle on top. Makes your lips go flippity flop. Come on over, try an order, fried in butter, listen to it sputter!”
A cidade de Seymour, Wisconsin, está tão certa dessa afirmação que até possui um Hamburger Hall of Fame que construiu como uma homenagem a Charlie Nagreen e ao legado que ele deixou para trás. A cidade afirma ser a “Casa do Hambúrguer” e realiza um Festival de Hambúrgueres anual no primeiro sábado de agosto de cada ano.
(2) 1885 – A família de Frank e Charles Menches de Akron, Ohio, afirma que os irmãos inventaram o hambúrguer enquanto viajavam como fornecedores de comida em um circuito de eventos, (feiras, corridas e piqueniques de fazendeiros), no meio-oeste no início da década de 1880 .
Durante um desfile na feira do condado de Erie em Hamburgo, Nova York, os irmãos ficaram sem carne de porco para seus sanduíches de salsicha quente. Como isso aconteceu em um dia particularmente quente, os açougueiros locais pararam de matar porcos. O açougueiro Andrew Klein, de Hamburgo, sugeriu que substituíssem a carne de porco pela carne de bovino. Os irmãos, moeram a carne e grelharam, mas ambos acharam a carne seca e sem graça. Eles adicionaram café, açúcar mascavo e outros ingredientes para criar um sabor único.
Os sanduíches originais eram vendidos apenas com ketchup e cebolas em rodelas. Com o novo sucesso obtido com seu sanduíche de carne, eles o batizaram de sanduíche de “hambúrguer” em homenagem à cidade natal da Erie County Fair, Hamburgo, Nova York. Diz a lenda que Frank não sabia realmente como chamá-lo, então ele olhou para cima e viu o banner da feira de Hamburgo e disse: “Este é o hambúrguer”. No obituário de 1951 de Frank no The Los Angeles Times, ele é reconhecido como o “inventor” do hambúrguer.
(3) 1891 – A família de Oscar Weber Bilby afirma que o primeiro hambúrguer com pão conhecido foi servido na fazenda do vovô Oscar, a oeste de Tulsa, Oklahoma, em 1891.
“O próprio vovô me disse que no dia 4 de julho de 1891, ele acendeu uma fogueira de nogueira sob a grelha e, quando as brasas estavam acesas, ele pegou um pouco de carne Angus moída e cozinhou uma grande fornada de hambúrgueres. Quando estavam bem cozidos e suculentos, ele os colocou nos pães de fermento caseiros da minha avó Fanny”. Foi assim que nasceu o primeiro hambúrguer… de acordo com o neto de Oscar, Harold Bilby.
Em 1933, Oscar abriu uma pequena lanchonete na cidade de Tulsa, onde servia sua famosa cerveja, Root Beer. Mais tarde essa lanchonete ficou conhecida como a melhor hamburgueria da cidade de Tulsa.
Harold Bilby finaliza, “Meu avô inventou o hambúrguer com pão bem aqui em Tulsa, Oklahoma, e se alguém quiser dizer diferente, deixe-os provar o contrário.”
(4) 1904 – O hambúrguer recebe a primeira atenção generalizada na Feira Mundial de 1904 em St. Louis, Missouri, também conhecida como Louisiana Purchase Exhibition, onde causou sensação. Um repórter do New York Tribune escreveu sobre a Feira Mundial de St. Louis de 1904 e mencionou um novo sanduíche chamado hambúrguer como sendo a grande inovação de um vendedor de alimentos na Feira Mundial.
A maioria dos texanos acredita que o vendedor em questão foi Fletch Davis (1864-1941), também conhecido como “o Tio Dave”, que possuía uma lanchonete em Athens, Texas. Supostamente Fletch Davis, em sua lanchonete em Ahtens, pegou um pedaço de bife de hambúrguer cru e colocou em sua grelha plana e fritou até que estivesse marrom crocante dos dois lados. Em seguida, colocou o hambúrguer de carne dourado entre duas fatias grossas de torradas caseiras e acrescentou uma fatia grossa de cebola crua por cima. Ele o ofereceu como um especial para seus clientes, para ver se eles gostariam.
Segundo alguns historiadores, ele abriu um estande de concessão e passou a vender o sanduíche de hambúrguer de carne moída na área de diversões conhecida como The Pike (não há evidências disso, porém). De acordo com o livro Beyond The Ice Cream Cone – The Whole Scoop on Food na Feira Mundial de 1904 por Pamela J. Vaccaro:
Não há Fletcher Davis na lista oficial da concessionária ou no balanço financeiro final da LPE Co., e a empresa certamente não teria deixado ninguém exercer qualquer tipo de “direito de posseiro”.k
(5) 1900 – Um certo dia, um cavalheiro entrou apressadamente na lanchonete de Louis Lassen e disse a ele que estava com pressa e queria algo para comer enquanto andava. Em um instante, Louis colocou sua própria mistura de bife moído entre duas fatias de torrada e mandou o cavalheiro embora. E assim nasceu o sanduíche americano mais popular até hoje.
Mais tarde, em 1917, Louis mudou o negócio para um prédio de tijolos em forma de quadrado que outrora fora um curtume, e o Lois Lunch se tornou um lugar especial nos corações de New Haveners por gerações. Desde o início, Louis assa os hambúrgueres na grelha vertical a gás original de ferro fundido fabricado por Bridge and Beach, Co., St. Louis, Missouri, em 1898. Os fogões usam grades de arame de aço com dobradiças para manter os hambúrgueres no lugar enquanto eles cozinham simultaneamente em ambos os lados. As grades foram feitas por Luigi Pieragostini e patenteadas em 1938. Uma pasta de queijo forte era usada, em vez de queijo fatiado. O restaurante usava uma Torradeira Savory Radiant Gas 1929.
Hoje, o bisneto de Louis, Jeff Lassen, dá continuidade à tradição. Os hambúrgueres mudaram pouco em relação ao seu protótipo histórico e continuam sendo a especialidade da casa. Hambúrgueres são preparados diariamente; enrolado à mão a partir de uma mistura patenteada de cinco variedades de carne e cozido na hora nas churrasqueiras de ferro fundido originais que datam de 1898. A família Lassen se mantém firme em seu desejo de não oferecer nenhum condimento. A experiência do Louis Lunch é sobre o sabor e a simplicidade de um hambúrguer fresco grelhado na perfeição. Queijo, tomate e cebola são os únicos enfeites aceitáveis.
No início dos anos 1970, o lugar foi ameaçado de demolição para abrir espaço para um novo edifício. Dezenas de fãs devotados de todo o mundo assumiram a causa de sua preservação. Os planos para a realocação segura do restaurante foram finalizados poucas horas antes do prazo. O edifício histórico foi carregado em um caminhão e fez uma jornada de 30 minutos até seu local de descanso final na Crown Street. Em um esforço para ajudar na reconstrução, amigos e apoiadores enviaram milhares de tijolos para reconstruir suas paredes reverenciadas de todos os cantos do globo. Cada tijolo tem sua própria história única.
O restaurante funciona até hoje e está tradicionalmente fechado durante o mês de agosto (para férias). Veja os horários de funcionamento na Internet.
E aí… gostaram? Eu gostei mais da história do Louis, por causa da continuidade do negócio pela família.
E você… qual história gostou mais?
Mas afinal, quem foi o pai do Hambúrguer ?
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Total Resultados
Pesquisa não encontrou nenhum resultado